mobile guide

Gire seu celular para um experiência completa!

whatsapp

Recentemente houve uma baixa no preço para obter e instalar energia solar, além disso tem se tornado cada vez mais acessível devido à expansão do mercado no Brasil. Esse pode ser um momento vantajoso para você aderir a esse tipo de energia e economizar na sua residência ou negócio.

Além disso, a cada dia existem mais empresas desse setor no país com equipamentos de qualidade e suporte para instalar energia solar onde quiser.

Essa é uma oportunidade para você deixar de se preocupar com o aumento na conta de energia de uma vez por todas. Continue lendo e saiba o que é preciso para instalar energia solar e começar a economizar o quanto antes.

Saiba como funciona o sistema de energia solar para residências

Existem diversas formas de aproveitar a energia proveniente dos raios solares, desde colocar a roupa no varal até tecnologias avançadas para gerar energia elétrica. Dentre as tecnologias, a forma mais comum e eficiente para residências de gerar energia elétrica é a placa fotovoltaica.

Através de uma análise da sua conta de luz para saber qual o consumo energético do imóvel, você deve elaborar um projeto fotovoltaico que seja compatível com seu objetivo e necessidade e então fazer um orçamento.

Na hora de comprar as placas, conte com um empresa especializada e dedicada que ofereça as melhores opções de sistemas fotovoltaicos. Além disso, algumas empresas não fazem a instalação mas indicam prestadores de serviço qualificados e de confiança para instalar seu equipamento, garantindo sua comodidade e segurança.

O painel solar fotovoltaico contém metais semicondutores que ao receberem os raios de sol geram energia elétrica em corrente contínua.

Como no seu imóvel a energia utilizada é em corrente alternada, um inversor é responsável por fazer a conversão. Esse equipamento tem o trabalho de equalizar a energia gerada na placa com a frequência da rede distribuidora.

Ao sair do inversor, a energia é levada pelo cabeamento até o quadro de luz do imóvel, onde é conectada à rede de energia. É o quadro que alimenta todas as tomadas e interruptores, por exemplo, e assim você já pode usar energia solar para o funcionamento de eletrônicos e eletrodomésticos.

Caso seu consumo energético durante o dia seja maior do que o gerado pelas placas, será usada energia da rede elétrica e, portanto, será tarifada normalmente. À noite ou em dias chuvosos também será usada a energia da distribuidora da sua cidade.

O contrário também pode acontecer, se você gerar mais energia durante os dias ensolarados do que consumir, um crédito é gerado na distribuidora e você pode usar em até 60 dias.

Para evitar o pagamento de tarifas, você pode optar por um sistema de energia solar off-grid, em que a energia gerada pelas placas pode ser armazenada e você pode usar nas situações que não há incidência dos raios solares. Assim, você fica 100% independente da distribuidora da sua cidade.

Conheça as vantagens de instalar energia solar na sua residência

Diminuição da conta de energia. Esse é o ponto que convence muita gente a instalar energia solar, com essa tecnologia é possível economizar até 95% na conta de luz.

Valorização do imóvel. Seja sua residência ou seu ponto comercial, depois de instalar energia solar você poderá vender ou repassar com grande vantagem.

Contribuir com o meio ambiente. No Brasil, 61% da energia usada é gerada por hidrelétricas e 24% pela queima de gás natural e derivados do petróleo em termelétricas – causando emissão de gases poluentes. Ter o seu sistema de energia solar é auxiliar na diminuição da exploração de rios e poluição do ar.

Economia imediata. Depois de instalar o seu sistema completamente, a energia consumida será proveniente do sol e você já estará economizando na conta de luz.

Garantia de 25 anos. As empresas que fornecem placas solares de silício dão garantia de 25 anos pois confiam na qualidade e vida útil do produto.

Instalação rápida. É possível instalar energia solar no seu imóvel em um único dia.

Baixo custo de manutenção. As placas solares fotovoltaicas exigem pouca manutenção, na maioria das vezes as chuvas tratam da limpeza e você só terá que limpar uma vez ao ano. Além disso, a manutenção de todo o sistema restringe-se a verificar os cabos e limpeza dos equipamentos.

Qualidade da energia. Você nem percebe a diferença da energia solar em relação a energia comum das residências, é exatamente a mesma coisa quando se trata de funcionamento.

**Vamos inserir um vídeo falando sobre o passo a passo de instalação:

1) Analisar a conta de luz para saber qual o consumo a ser implantado

2) Solicite o seu orçamento baseado nas necessidades da sua residência

3) Falar sobre o kit de energia solar

4) Como é instalado, explicar o procedimento.

5) Escolha uma empresa de confiança e profissional, não faça sozinho.

6) Falar sobre a garantia do equipamento.

Invista e economize de forma prática e sustentável

Close-up of a house roof with a solar panels on top, on a blue sky with clouds and sun rays

Instalar energia solar não é complicado, como você viu todo o processo é simples e rápido. Para garantir o bom funcionamento, certifique-se de escolher uma empresa profissional e de confiança para fazer a instalação.

O recomendado é chamar os prestadores de serviço indicados pela empresa da qual você comprou os painéis, pois eles provavelmente já trabalham com a empresa há um bom tempo e conhecem as especificidades de cada painel.

Investir em energia solar é vantajoso para o seu bolso e para o planeta. Você economiza na conta de luz e facilmente consegue seu retorno financeiro em 8 anos. É como pagar por 8 anos de energia e ganhar 25 de quebra. Imagina ter esse tempo todo com economia em energia elétrica?

Quer saber mais sobre como instalar o seu sistema de energia solar em casa? Então clique abaixo e faça o download do nosso guia completo de como instalar o seu kit solar na sua residência. Clique no botão e baixe grátis.