mobile guide

Gire seu celular para um experiência completa!

whatsapp

Você sabia que até 2050 a energia solar pode se tornar a principal fonte de energia elétrica do mundo? E com todo esse potencial de crescimento, é importante entender o que é energia solar e como ela funciona.

Essa é uma fonte de energia considerada renovável e limpa, proveniente de um recurso inesgotável e gratuito. Por esse motivo, é muito vantajosa para você e todo o mundo!

Atualmente o preço da instalação e dos equipamentos pode ser um obstáculo no processo de adoção desse sistema. E, quando você entende o que é energia solar e suas vantagens, passa a enxergá-la como economia a longo prazo na conta de energia, além de uma oportunidade de ajudar na preservação ambiental.

Quer conhecer mais sobre o que é energia solar e como funciona? Então confira no artigo um vídeo prático e simples sobre o tema e como funciona esse sistema.

O que é energia solar?

A energia solar pode ser explicada como a energia elétrica ou térmica gerada a partir da captação e armazenamento de partículas emitidas pelo sol.

A energia produzida pela fusão nuclear dos átomos de hidrogênio presentes no sol é liberada e transmitida para a terra por meio de partículas chamadas fótons de luz e de calor. Então, foram desenvolvidas tecnologias para captar essa energia, armazená-la e possibilitar o uso como fonte de energia para atividades humanas.

Depois de convertida, a energia solar pode ser usada como eletricidade para o funcionamento de comércios, indústrias e até da sua própria residência. São muitas as vantagens de usar a energia solar, desde exigir pouca manutenção a poupar os recursos naturais não renováveis e diminuir a poluição.

Conheça as principais tecnologias usadas para usar energia solar

Existem diferentes formas e tecnologias para captar os raios e o calor proveniente do sol, cada uma é mais adequada para determinado propósito e possui suas características e modo de funcionamento ideal. Conheça mais a seguir:

Aquecimento solar

Cerca de 30% do consumo de energia elétrica da sua residência é devido ao chuveiro elétrico. Com a tecnologia do Coletor Solar, a energia solar também pode ser usada para essa finalidade.

A água a ser aquecida fica num reservatório térmico chamado boiler. Através do painel escuro instalado no telhado do local é possível captar o calor do sol e transferir para a água. Apesar de parecer simples, existem muitos estudos e tecnologias envolvidas para resultar nessa eficiência.

Energia heliotérmica

É também conhecida como Concentrating Solar Power (CSP), seu processo ocorre a partir da concentração de raios solares em um único ponto, com a ajuda de espelhos e um receptor para reter o calor do sol e armazená-lo.

O calor esquenta o líquido térmico utilizado no sistema, que aquece e transforma a água em vapor. Como numa usina termoelétrica, o vapor gera movimento na turbina e aciona o gerador para produzir energia elétrica. Por isso, essa forma de obtenção de energia elétrica é considerada indireta, a energia solar é transformada em energia térmica e só então em energia elétrica.

É preciso uma área aberta, em terreno plano, com baixa concentração de nuvens e o bom funcionamento depende de altos níveis de radiação solar. É um sistema mais indicado para indústrias e usinas, mas que tem um potencial enorme de geração de energia.

Energia solar fotovoltaica (vídeo)

Ao entender o que é energia solar, você provavelmente deve ter imaginado como é possível desenvolver essa forma de captação. Os painéis ou placas fotovoltaicas são a principal tecnologia usada nesse sistema.

Essa é uma maneira direta de obter energia elétrica a partir da incidência do sol. As placas possuem células fotovoltaicas normalmente feitas de cristais de silício, por se tratar de um metal semicondutor.

Assim, os fótons de luz e o calor do sol quando encontram os átomos de silício, deslocam os elétrons e geram uma corrente elétrica. Nesse momento, uma bateria, que fica nas placas fotovoltaicas, é carregada por essa corrente elétrica e possibilita o uso dessa corrente quando transformada em energia elétrica.

Veja abaixo um vídeo prático sobre como funciona o sistema de energia solar e onde ela pode ser utilizada:

**Vamos colocar um vídeo da 26 solar falando sobre conversão direta da radiação solar em energia elétrica (o sistema), quais os benefícios de se usar energia solar (para o meio ambiente e para o bolso do consumidor) e onde pode ser usada a energia solar (residência, comércio, indústria).

Economize na conta de energia da sua casa

Investir em energia solar pode ser uma ótima oportunidade de economizar muito na conta de energia elétrica e ter uma fonte renovável e ilimitada de energia.

Já existe um mercado de energia solar no Brasil, por isso é possível comprar (e instalar!) o seu painel de energia solar com alto padrão de qualidade, com o tamanho e potência adequada para o seu consumo. Os painéis possuem grande vida útil e por isso o investimento é tão eficiente para você economizar.

Quer saber mais sobre como instalar o seu sistema de energia solar em casa? Então clique abaixo e faça o download do nosso guia completo de como instalar o seu kit solar na sua residência. Clique no botão e baixe grátis.